A Verônica estava nervosa quando entrou no escritório do Meu Barão.

Nosso diplomata recebe clientes regularmente no seu espaço, que muita gente considera uma forma de terapia. Para ganhar ou deixar de gastar tanto dindim.

– Meu Barão, meu casamento está em xeque. Ele diz toda hora que eu sou muito “gastadeira”. Mas não vê todo o dinheiro que ele gasta com cerveja, no bar com amigos.

– Calma! Ele reclama mais do que, especificamente?

– Várias coisas. Mas tem reclamado muito da conta do supermercado.

– Vou te ajudar com algumas dicas para você economizar um pouco mais. Tome nota.

  • Você faz compras todo o mês ou aos pouquinhos? Talvez uma boa dica seja comprar tudo de uma vez e ir abastecendo a casa com as compras menores, de emergência.
  • Já ouviu falar de “atacarejo”? É um nome esquisito que inventaram para juntar compras de atacado e varejo. São na verdade os supermercados atacadistas, que não tem toda a sofisticação e conforto dos supermercados tradicionais. A vantagem é que a conta sai bem menos salgada.
  • Precisa mesmo levar as crianças ao supermercado? Elas sempre pedem coisas e você acaba não resistindo. Que tal deixa-las em casa?
  • Faça uma lista. Isto é fundamental. Antes de sair de casa. veja o que você realmente precisa comprar. E estabeleça uma meta de quanto vai gastar.
  • Sempre. Veja quais produtos estão em promoção. Que tal bisbilhotar o site do supermercado antes de sair de casa? Há sempre promoções, newsletter que eles mandam de graça, com produtos bem mais em conta.
  • Pense bem antes de usar o cartão de crédito para pagar. Se você é controlada, tudo bem. Mas o ideal é que as compras no mercado sejam pagas à vista.
  • Naquele funil para chegar ap caixa os supermercados os repositores colocam, propositalmente, produtos e guloseimas. São as chamadas compras de impulso, que seduzem. Controle-se nesta hora. Se precisar, faça uma oração que às vezes funciona.

– Nossa, Meu Barão, o senhor é o máximo! Acha que se eu fizer isto meu casamento tem jeito?

– Seu casamento eu não sei. Mas o bolso vai melhorar.