No escritório do Meu Barão vira e mexe aparece alguém com dúvidas sobre fundos de investimentos. São tantas que ele resolveu ajudar em capítulos. O primeiro é entender o que são fundos multimercados e para que servem.

Semana passada a Dona Maria, beata devota e muito desconfiada, sentou-se no divã de Finanças do Meu Barão – um móvel com uma coberta estampada de dólares, euros e reais. E desabafou:

– Eu não consigo entender nadica de nada do que o meu gerente fala. Disse que eu deveria tentar um multimercado. Quase dei uma guarda-chuvada nele, mas aí ele explicou que era um investimento.

– Isto mesmo. Imagine que você vai a um restaurante por quilo e o seu gerente faça o prato para você. E cobra por isto, uma taxa de administração que varia de banco para banco.

– Vixi! E o que ele vai colocar no meu prato?

– Um pouco de renda fixa, ações, câmbio e mais algumas coisas dependendo de cada caso. A ideia é misturar um pouco de tudo de acordo com o seu perfil. Lembra daquele ditado que não é bom “colocar todos os ovos em uma mesma cesta”? Esse tipo de fundo faz isto para você, diversifica.

– Afemaria, então deve ser bão mesmo este negócio.

– Espera, tem alguns detalhes que você precisa saber. A primeira coisa é que se trata de investimento de risco, isto é, você pode ganhar ou perder. Por isto é importantíssimo você ler o contrato, aquelas letras miudinhas, antes de assinar. E escolher um que seja compatível com seu perfil: conservador, moderado ou agressivo.

– Creidospai…

– E tem um outro detalhe: os fundos multimercado não têm uma garantia importante que os de renda fixa tem, o chamado Fundo Garantidor de Crédito (FGC) se tudo der errado. Mas apesar de existir o risco de calote por falência do administrador do fundo, isto é muito difícil de acontecer.

– Meu Barão, muita informação. O que eu faço? Aplico ou não?

– Primeiro cadastre-se na minha página (www.meubarao.com.br) e veja o que existe de opções. Listamos alguns desses fundos neste link aqui: https://bit.ly/2rHeIjv. Os nomes são bem estranhos, não dá para entender muito bem. Mas é importante você se informar. Aproveite e depois deixe seu comentário de qual fundo escolheu, se valeu ou não a pena. Para suas amigas curtirem e comentarem.

– Melhor orar antes…