O Meu Barão, em parceria com o site Bem Gasto, do Insper, publica artigo de Ricardo Natali,educador financeiro e autor do livro Lucro FC.

“Você gostaria de receber seu salário do mês sem ter que trabalhar? Imagine ficar um mês inteiro sem trabalhar e mesmo assim abrir sua conta bancária e ver seu salário intacto… Pode parecer mágica, mas é simplesmente seu décimo terceiro salário!

O ano só possui 12 meses, mas todo empregado no regime CLT recebe 13º salário. É como se durante um mês inteiro você recebesse seu dinheiro, mas não precisasse trabalhar. O décimo terceiro salário é a maior oportunidade de enriquecimento que você vai receber no ano!

Encare-o como uma renda extra, pois não está no seu custo mensal. Sendo assim, uma renda extra deve ser totalmente destinada para a realização de sonhos ou objetivos de vida, pois é isso que nos motiva e é o combustível das finanças pessoais.

Uma pessoa só deve poupar e investir para realizar sonhos. Esse hábito permite que bons planos sejam traçados, que realizações aconteçam e que a qualidade de vida esteja em primeiro lugar.

O dinheiro investido vale muito mais. O tempo é favorável ao investidor. Se investir algum dinheiro hoje, facilmente ele dobrará de valor em menos de 10 anos, ou valerá dez vezes mais daqui 30 anos. Estou falando de investimentos conservadores com baixíssimo risco.

Utilize o dinheiro do décimo terceira como o pontapé inicial do seu plano de enriquecimento. É possível, não é arriscado e não precisa ser complexo. Comece por investimentos conservadores e adquira mais conhecimento para diversificar suas aplicações. Certamente seu rendimento vai aumentar conforme a prática e estudo.

Crie o hábito de poupar e investir mensalmente. Essa prática criará uma ponte para seu futuro, com realizações financeiras, qualidade de vida e imunidade a imprevistos.

Caso esteja endividado neste momento, trace um plano de guerra, use o dinheiro do décimo terceiro e mude sua situação financeira. Após isso, estará pronto para adequar seu padrão de vida ao seu salário, ganhar mais do que gasta, poupar e investir em você!

Lembre-se: não faça novas dívidas, renegocie as que você já possui e determine um valor máximo para gastar com presentes de natal ou sonhos de curto prazo, ok?

O uso consciente do seu dinheiro é o maior aliado para sua liberdade financeira!”

Aproveite para se cadastrar na página do Meu Barão e comentar os principais investimentos dos quatro maiores bancos de varejo do País. Vai lá, Mete a Boca no Barão.