A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,7% no trimestre encerrado em outubro, mas ainda atinge 12,4 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, foi a sétima queda mensal seguida do desemprego no País e da taxa mais baixa desde o trimestre terminado em julho de 2016, quando foi de 11,6%. A queda foi puxada mais uma vez pelo aumento do número de trabalhadores sem carteira e por conta própria, que bateram recorde.

O problema é que tem muita gente ainda na pior, sem perspectiva de arrumar algo. Por este motivo o Meu Barão reforça um serviço ao seu leitor que está procurando emprego. Confira:

1 – Melhore sua autoestima. Pode parecer óbvio, mas fará muita diferença. E pare de se comparar com outras pessoas. Cada um tem sua história.

2 – Não pare, mantenha-se produtivo. Atualize seu currículo, faça contatos em redes sociais, fale aos seus amigos que está procurando trabalho.

3 – Não desista de arrrumar um emprego. Em tempos de crise, refaça seus conceitos e aceite eventualmente algo inferior à sua competência. O que importa é não ficar parado.

4 – Faça uma reciclagem, procure cursos grátis. Volta a estudar. O Sebrae oferece, por exemplo, excelentes cursos de empreendedorismo.  Neste link: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/ .

5 – Cuide do seu bolso. Se você foi demitido e recebeu o dinheiro da rescisão, não gaste sem critérios.

6 – Evite a qualquer custo o cheque especial e cartão de crédito. São os maiores juros do mercado e podem te levar ao fundo do poço rapidamente.

7 – Coloque as contas na ponta do lápis e corte despesas desnecessárias. Organize-se. Tente diminuir as contas de gastos variáveis como luz, água, gás. No supermecado, substitua antigos produtos por outros similares que estejam mais em conta.

8 – Pague à vista e peça desconto. Sempre.

9 – Pense em vender seu carro ou outro bem disponível para saldar uma dívida com o banco, por exemplo.

10 – Procure os feirões de renegociação de dívida, como o da Serasa Experience. https://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/feirao/