O Meu Barão reproduz texto do blog Bem Gasto(*) , do Insper, uma das melhores escolas de economia e negócios do Brasil. Veja abaixo.

“Se você assim como eu adora viajar, precisa ter uma estratégia para ganhar o máximo de milhas áreas dos programas de fidelidade.

Eu vou contar o que eu faço sem esforço e que me rende uma boa quantidade de milhas por ano:

1 – Centralizo TODAS as minhas compras em um ÚNICO cartão de crédito (SEM anuidade), e que me dá um valor de conversão de compras por pontos muito bom. Assim, os gastos que eu tenho mensalmente, além de estarem centralizados em uma única ferramenta de controle, também me geram algum retorno.

2 – Meus pais são meus ADICIONAIS no meu cartão de crédito. É isso mesmo! Além de concentrar os meus gastos, eu reúno no meu cartão os gastos de outras pessoas da família e, com isso, acumulo mais milhas. Não… não é filantropia. Meus pais pagam suas próprias despesas, já que a fatura do cartão e o aplicativo de controle dos gastos apontam claramente quem foi o autor de cada compra.

3. Eu fico de olho nas PROMOÇÕES do meu cartão de crédito. Em determinados períodos, é possível transferir os pontos do programa de fidelidade do cartão para o programa Smiles ou Multiplus com 50% de BÔNUS ou até 100% de bônus, ou seja, eu só faço transferência quando eu consigo de verdade gerar uma quantidade de milhas significativa.
Mesmo com todas essas dicas você vai me dizer, “ah… esses programas de milhas não são bons. Eu até junto milhas para viajar, mas nunca consigo resgatá-las para os destinos, dias e horários que eu posso ou quero viajar porque nesses períodos a quantidade de milhas exigidas é um verdadeiro absurdo”.

E você tem razão! Eu já tentei, diversas vezes, usar minhas milhas nas férias, mesmo com antecedência de 6 meses em alguns casos, e não consegui porque a exigência era tão grande que não valia a pena.

Mas aí eu tenho outra dica sensacional para você: conhece a MaxMilhas? Esse aplicativo mudou a minha vida e para melhor! Com essa plataforma não tem milha perdida.

Não conseguiu encontrar a passagem que você queria com milhas? Não faz mal, vai lá no app da MaxMilhas e coloque suas milhas a venda. É simples e fácil.

Basta cadastrar suas milhas e dizer quanto você quer de dinheiro por elas. Para precificar, a plataforma te fala qual é o preço que os primeiros colocados no leilão do dia estão oferecendo e, após sua proposta, qual seria sua posição no ranking.

Com a venda das milhas e o dinheiro no bolso, você ficará livre para aproveitar as promoções de passagens que pipocarem por aí.

Ficar sem viajar é que você não vai!”

(*)Fabi Bergamin, voluntária do Bem Gasto, marketeira por profissão, gestora de suas finanças pessoais.