O Meu Barão reproduz texto do blog Bem Gasto(*) , do Insper, uma das melhores escolas de economia e negócios do Brasil. Confira.

“E aí foliã e folião, como andam os preparativos para o Carnaval?

Ano a ano, o Carnaval está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. São muitos dias de diversão que, sem planejamento e atenção, podem impactar diretamente e negativamente seu bolso.

Por isso, é preciso ter clareza do quanto de dinheiro disponível você terá para desfrutar todos esses dias de festas. Também listei algumas outras dicas, vamos nessa?

• Evite sair com cartão de débito e crédito! Leve dinheiro em espécie e de preferência numa quantia alinhada com aquilo que você pode gastar, ou seja, que não prejudique suas finanças.

• Alimente-se em casa! Tem blocos que começam pela manhã, por isso, não deixe de tomar o café da manhã, reforçado de preferência, em casa. Isso ajudará a ter mais energia e evitará te dar gastos extras por conta da fome matinal.

• Leve uma garrafinha de água com você!

• Use a criatividade e não compre fantasias novas para o seu carnaval! Recicle as antigas e monte seus próprios adereços. Na internet tem referências incríveis!

• Vá de transporte público!

• Evite economia burra, por isso passe filtro solar!

Nós desejamos um carnaval divertidíssimo para todas e todos e não se esqueçam de respeitar toda e qualquer pessoa dentro do bloco. Respeite o corpo das pessoas e se perceber que alguém está passando por uma situação de assédio, apoie-a para sair de uma situação constrangedora. Não é não!

Um abraço purpurinado.”

(*) Julia Drezza, Gerente de Sustentabilidade da Mais Fácil